sexta-feira, 11 de junho de 2010

Anexo da Avaliação

Durante alguns anos o Mauricio de Souza e uma pequena equipe de auxiliares trabalharam no projeto que deu origem a releituras ou paródias de varios quadros famosos. O projeto tem o nome de "História em Quadrões".
É fabuloso, tem obras de varios artistas. E vira e mexe, elas aparecem expostas em algum lugar.
Prometo quando ficar sabendo avisar.
Essas são algumas delas:
Mônica com Sombrinha, 1991. Acrilica sobre tela, 127 x 107 cm.
Obra original: Mulher com Sombrinha, 1875. Claude monet.
O Pensador de Planos Infaliveis
Obra Original: O Pensador, Rodin.
Mônica no nascimento de Vênus, 1992. Acrilica sbre tela, 106 x 145,5 cm
Obra original: Nascimento de Vênus, cerca de 1485. Sandro Botticelli.
Magali e Mônica de Rosa e Azul, 1989. Acrilica sobre tela. 115 x 95 cm.
Obra original: Rosa e azul, 1881. Auguste Renoir.
Agora vou mostrar uns dos momentos mais magicos da minha vida. Fui comprar um livro e dei de cara com o Mauricio, numa tarde de autografos da revista Turma da Mônica jovem. Peguei uma fila enorme, que valeu a pena. Ja havia passado da hora que ele ficaria ali dando autografos, mas ficou até o final. Muito simpatico. Foi uma tarde fabulosa, não esqueço...

Mauricio de Souza e eu. Os dois primeiros gibis da turma jovem autografados.




Cebolinha mala, eu e Mônica.

Segunda Avaliação.

Oi pessoal, essa é minha “segunda” avaliação do semestre. Dessa vez ela será postada diretamente aqui no blog, diferentemente da “primeira” que fiz em sala de aula e que depois eu postei aqui. O modo de trabalhar é que continua o mesmo, sempre fazendo relações entre os temas estudados. Como na “primeira” avaliação a Arte esta presente, só que agora tivemos um pouco mais de “liberdade” para escolher com que íamos fazer as relações, as opções eram as seguintes: Uma pintura, ou uma escultura, ou uma foto artística.Eu escolhi um trabalho de alguém que desde que me entendo por gente esta presente nela, Mauricio de Souza. Mauricio de Souza e A Turma da Mônica. A obra é Mônica Lisa.

Mônica Lisa, 1989. Acrílica sobre tela, 71 x 61 cm
Uma releitura ou uma paródia com um dos quadros mais famosos de um dos artistas mais famosos de todos os tempos, Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Mônica Lisa é apenas um de vários outros trabalhos do Mauricio, que faz com que a turma incorpore varias outras obras, de tanto outros artistas conceituados. Esses trabalhos eu acho fabuloso por fazer uma aproximação do mundo das crianças, trazendo a elas um conhecimento antes “restrito a adultos, cultos” e etc. E de uma forma lúdica, ou seja, prazerosa e divertida. E também espontânea, por causa da turma estar ali e fazer parte da infância, fazendo com que elas sintam curiosidade de saber o que esta acontecendo. Como quando trabalhei esporte com vídeo-game, podemos ensinar um esporte desconhecido ou de difícil acesso, com o vídeo-game, trazendo assim algo que esta próximo deles e facilitando seu ensino. Essas características lúdicas como o prazer, divertimento e espontâneo são as que eu acho mais presente do caráter lúdico que é citado por Huizinga em Homo Ludens. Mas podemos encontra outras características citada por ele, como tempo e espaço que pode ser a permanência durante onde a obra esta exposta. Há um caráter serio, mesmo por ser uma parodia, mantém o aspecto de uma obra de arte. A regra, que nesse caso esta implícita “... como na brincadeira de faz-de-conta, em que a menina se faz passar pela mãe que cuida da filha. São regras internas, ocultas, que ordenam e conduzem a brincadeira. KISHIMOTO (1999, pag. 24)”.Mauricio de Souza (2002) "Espero que com essa exposição o nosso público, principalmente as crianças, aproxime-se da história dos grandes mestres da pintura, conhecendo suas vidas, suas obras e tendo o seu momento lúdico com as nossas paródias da Turma da Mônica" E algumas dessas características lúdicas podem também ser encontradas quando falamos de lazer. CAMARGO e seu livro O que é lazer, descreve algumas dessas características, o prazer e a “liberdade” são algumas delas. Ele também faz uma classificação onde uma das formas de lazer são as atividades intelectuais de lazer, que é a forma de quem busca em seu tempo de lazer, informação. CAMARGO (2003, PAG 25) “O lazer é um tempo precioso para o exercício do conhecimento e satisfação da curiosidade intelectual...”Todos esses temas citados até agora me lembra quando vi as três dimensões em que o esporte pode ser desenvolvido, o Atitudinal, o Conceitual e o Procedimental. E o que se encaixaria aqui é o Atitudenal, pois ele busca no geral a formação do caráter do individuo. (CAMARGO, 2004). Importante conteúdo que pode ser retomado pelos professores é a valorização da cidadania, apresentando e refletindo com os alunos, quais seus deveres e direitos na sociedade."
E com tudo isso, observo também a participação do homem e seu corpo, o corpo em sua totalidade. Como vi na leitura do MEDINA, que não podemos entender o corpo como uma dualidade corpo/mente, e que se fragmentar para explicá-los, que não percamos a visão holística do corpo; psico, físico, social.
Tratando agora da obra em si, podemos começar falando que a obra, Mônica Lisa, tenta reproduzir a essência da obra original do artista Leonardo da Vinci (ícone da pintura renascentista), época do também artista Pieter Brueghel. PAROLISI “O homem renascentista acredita que tudo se explica pela razão e pela ciência. Um traço marcante do Renascimento foi o humanismo, que tem por base o neoplatonismo, que exalta os valores humanos e dá nova dimensão ao homem”. Ambas as obras foram pintadas com riquíssimas informações, com a concentração e paciência como a de quem joga xadrez.
PAROLISI “O fascínio da personagem está ligado à sua misteriosa expressão. Sua face congrega uma multidão de expressões. Quando não olhamos diretamente a boca de Mônica Lisa, percebemos o ar alegre. Mas, se direcionamos o olhar para sua boca (dentes), perdemos uma parte de seu sorriso e temos a impressão de que a expressão muda. Seu sorriso é um enigma que está para o movimento da vida, e o mistério da alma. Seu olhar é intenso, com semblante sereno, mas ao mesmo tempo indagador quanto ao de um personagem divino, quão divina é a obra original. Estaria a Mônica Lisa alegre ou triste? Ou com aspecto maroto voltado ao investigativo olhar...” Com essas observações encontro relações com o conceito da ciência moderna, onde na imagem tudo parece dizer algo e não é me lembra a visão não-linear ou até a imprevisibilidade, a incerteza.
Bom, essas foram às relações que consegui fazer. Espero ter chegado ao objetivo.A incerteza continua, não sei o que vira daqui pra frente, mas já agradeço a todos que participaram dessa minha primeira etapa, Professores, colegas de classe e meu Amor; Carolina. Ajudaram-me muito.Aos professores Mauricio e Maria Helena, Laércio e Davi, sem palavras. O método de ensino, o carinho e paciência... Vocês foram D+. Mauricio, quero ser igual ao senhor quando crescer.Obrigado, obrigado, obrigado...


“Amanheçam Brilhando Mais Forte...” F.A.


Fonte:
  • http://www.monica.com.br/mural/quadroes.htm
  • http://www.monica.com.br/mauricio/cronicas/cron252.htm
  • BOCACINA, ELIANE A. – RIBEIRO, MARIA AUGUSTA H. W. Uma viagem da história da infância às histórias de vida, a partir da obra “Jogos Infantis” de Pieter Brueghel.
  • CAMARGO, V. O. Os jogos nas três dimensões dos conteúdos: construção de material didático para professores do Ensino Fundamental. 2004.30f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Educação Física) Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.
    http://www.efdeportes.com/efd96/jogos.htm
  • CAMARGO, LUIZ OCTÁVEL DE LIMA. O que é lazer. Editora Brasiliense. São Paulo. 2003 2ª reimr. Da 3. Ed de 1992.
  • Educação Física Escolar BOAS PRÁTICAS. Xadrez – aliado eficaz no desenvolvimento escolar. Biênio da Educação Física Escolar 2009 – 2010.
  • Grande Enciclopédia LAROUSSE CULTURAL. PLURAL Editora e Gráfica. Larousse 1995. Nova Cultura Ltda. 1998. Nº 20. Pag. 4986, 4987, 4988.
  • HUIZINGA, JOHAN. Homo Ludens. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2004. 5ªed.
  • KISHIMOTO, TIZUKO M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Editora Cortez. São Paulo. 1999. 3ªed.
  • MEDINA, JOÃO PAULO SUBIRÁ. A Educação Física cuida do corpo e... “mente”. Papirus. Campinas SP 1990. 16ª Ed.
  • PAROLISI, CLÁUDIA MARA PILOTO da SILVA. Mônica Lisa – Teoria Semiótica da Figuratividade Visual, e o Multiletramento. www.filologia.org.br/ixfelin/trabalhos/doc/45.doc

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Devagazinho é que a gente chega lá...

Ta muito difícil conciliar o trabalho e os estudos.To dando conta de quase tudo e o que falta dar conta é meu blog. Justamente ele que me ajuda tanto a juntar meus pensamentos, reforçar as matérias, atividades.... mas tenho problemas com a Internet. Mas devagarzinho eu vou colocando aqui minhas atividades académicas. To gostando muito. Tá difícil. Mas vai ser gostoso quando eu terminar tudo.



"Eu Sinto Que Sei Que Sou Um Tanto Bem Maior..." F.A.

sábado, 15 de maio de 2010

Esgrima

A palavra esgrima vem de um vocábulo germânico que significa proteger. E a sua pratica nada mais é do que o uso de armas brancas para atacar e defender-se. Armas brancas são as facas, espadas, adagas, tudo que é feito de metal.

A historia da esgrima começou na pré-história quando o homem para garantir sua sobrevivência usava um pedaço de pau para caçar e se defender. Esse é o primeiro período da esgrima, ela passa por mais três períodos, assim podemos entender sua evolução.O 1º período é o da pré-história como já citei, que vai até o séc. XVI onde se encontra os primeiros relatos de esgrima no Egito, onde a esgrima tinha a característica de impacto, usando armas de percussão. Os gregos, também nessa época utilizavam-se do metal para dar pancadas. Os romanos tiveram influencia das armas gregas, porem as suas eram mais curtas e largas. O aspecto guerreiro empregado a espada perdeu espaço tornando o seu uso para entreter, usadas por gladiadores nas arenas. Com a invasão dos hunos no Império Romano, a espada ganha um novo sentido e é usada por guerreiros montado a cavalo. Foi quando surgiram às armaduras e a espada volta a ter a característica de percussão.Correndo por fora, lá no Egito eles estudaram e encontrou um jeito de forjar uma espada mais leve e forte, o que modificava o jeito de manipulá-la. Além de leves e mais fortes, a extremidades começam a ficar mais finas, aumentando o uso da ponta mais os golpes de pancadas ainda era predominante.Finalzinho desse período é quando surgiram as cruzadas e criaram-se muitas lendas e mitos de cavaleiros. Período também onde os cavaleiros participavam de torneios conhecidos como justas.
O 2º período que se da do séc. XVI até metade do séc. XVIII tem a característica da volta das espadas maiores e pesadas, o que fez com que as armaduras também se tornassem mais resistentes e pesadas. Pesadas a tal ponto, que um cavaleiro não conseguia montar seu cavalo sem a ajuda de alguém.Por volta de 1560, as justas ganharam muita importância. Tornaram-se festas com esplêndidos banquetes, que durava o dia inteiro. Mas com a morte do Rei francês Henrique II, perante a corte em uma dessas justas, o próprio Papa proibiu a continuação das justas.Nesse período um fato começa a mudar a historia da esgrima e o uso de armaduras, o aparecimento das armas de fogo portáteis. As espadas agora mais resistentes e pontas mais finas feriam os cavaleiros por de baixo das armaduras e as armas de fogo que também passavam pelas couraças das armaduras.A esgrima passa por um novo adestramento de combate a cavalo, pois agora era possível dar saltos. Antes não era possível por causa das pesadas armaduras.Na Europa começa a surgir tratados, estudos sobre a esgrima. Posições, golpes, como usar a espada e um punha para defesa. Tudo ainda era muito confuso mas serviu de base para o que viria depois.No séc. XVII as armas de fogo aparecem novamente, as espadas ficam meio de lado, só eram usadas caso as armas falhassem, o que era comum.Na França surgem as primeiras escolas de esgrima. Com elas novos tratados, estudos. Foi quando surgiu o sabre e uma disputa para ver qual era melhor a espada e seu furo ou o sabre e seu corte. Ocorreram vários duelos, mas nada acrescentaram e nenhum resultado foi alcançado. Começa também a esgrima a aparecer com a que conhecemos hoje em dia. Surgem luvas, mascaras, coletes e os floretes. A França tava a frente de todos, era a época dos mosqueteiros que ficaram mais conhecidos pelas suas espadas do que pelos seus mosquetes.

No seu 3º período, séc. XVIII, surge a mascara. A escola ganha mudanças em seus treinos, surge à frase d’armas, que é a troca sucessiva de golpes com velocidade. Surgem as armas semi-automáticos o que causou o total desaparecimento da espada. “A última carga de cavalaria da historia, porém, foi a realizada pela Polónia contra os blindados alemães na 2ª Guerra Mundial. Brasil Esgrima”A espada perde suas características bélica e ganha aspectos esportivo. A ferida que antes mostravam quem era o ganhador foi substituído por juízes. Em 1896, a esgrima é introduzida aos jogos Olímpicos de Atenas e permanece até os dias de hoje. “Em 1913, surgiram as regras internacionais de esgrima, alcançando, enfim, seus objetivos atuais: educação física e mental de seus praticantes.



A esgrima nos proporciona muito beneficios, como:
  • Aumento da acuidade visual;
  • Desenvolvimento da agilidade nos pensamentos e movimentos, fazendo com que o atleta aja em um tempo extremamente curto;
  • Aumento da acuidade auditiva e tátil;
  • Aumento da concentração e do equilíbrio;
  • Aumento da força de explosão;
  • Desenvolvimento de flexibilidade;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Aumento da auto-confiança e da auto-estima.

Muitos pensam que a esgrima é um esporte caro e elitizado, mas ao conhecer uma academia percebi que é bem acessível, bem mais do que pensava. Vale a pena conhecer.


ESGRIMA - ESPORTE
Como todo esporte, a esgrima tem suas confederações, federações e regras a ser cumpridas para sua pratica. É um dos 4 esportes que está desdo inicio das Olimpíadas (1896) da era moderna. O florete foi primeiro a ser usado, e na segunda edição dos jogos a espada foi introduzida e só tinha participação masculina. As mulheres entraram competindo com florete individual em 1924, com espadas em 1996 e finalmente em 2004 com o sabre.

São 3 tipos de armas: O Florete, a Espada e o Sabre.




As competições de esgrima são disputadas em duas fases: uma classificatoria, onde os atletas são divididos em grupos e todos do grupo jogam entre si até um deles marcar cinco toques, no máximo de três minutos; e uma eliminatoria, que é disputada até quinze pontos, em três tempos de três minutos, com um minuto de descanso entre eles.

Pista de combate:







Como eu ja disse, a esgrima é um esporte que vale a pena conhecer. Mais informações no site abaixo que também serviram de fonte.

http://www.brasilesgrima.com.br/

http://www.esgrimabrasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=63&Itemid=62

http://www.olimpiadas.etc.br/historia-da-esgrima.html

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Avaliação

Algo que estamos fazendo durante todo o semestre é trabalhar fazendo relações, fazendo associações. Essas associações são com as matérias dadas, com fatos que vivi ou vivo, enfim, o objetivo é aplicar o que estou aprendendo. E acredito eu, ampliar a visão do que esta sendo passado para mim.Esse blog tem esse objetivo, e a minha primeira avaliação também tem esse objetivo.A pedido dos professores, visitamos uma ocupação no Itau Cultural do artista brasileiro Hélio Oiticica “O Museu é o Mundo; é a Experiência Cotidiana”, frase escrita pelo artista em 1966.E as associações do que aprendemos teriam que ser feitas com as obras do artista. Não foi fácil, mas foi divertido.
Vou postar uma parte da avaliação.


“...encontro nisso a quebra de paradigma, a de que uma obra de arte não é necessariamente estática como na ciência newtoniana. Segundo o próprio Oiticica “o participador lhe empresta os significados correspondentes, algo é previsto pelo artista, mas as significações emprestadas são possibilidades suscitadas pela obra não prevista, incluindo a não Participação nas inúmeras possibilidades também”. Esse conceito se aproxima de certa forma da pedagogia proposta por Paulo Freire onde o professor era fonte de conhecimento e os alunos, passivamente o que se esta passando. Freire criticava isso. Ambos acreditavam que o conhecimento, entendimento se dava com a integração, professor/aluno, obra/publico.Na sala chamada “cosmococa” (acho que é assim o nome), me entregaram um lixa na entrada e me deram a “liberdade” de fazer o que eu quisesse enquanto passava algumas imagens no projetor. A liberdade esta entre parênteses porque a obra lhe propõem isso, mas por não estar em lugar seu lugar original, estar num lugar privado, perde-se um pouco do conceito da obra e cria-se ali para mim um jogo. Mas então, fazer o que? Tendo consciência das minhas limitações, comecei a imaginar o que poderia ser feito. Como diz Tizuko M. Kishimoto em Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação, “que todo jogo só tem existência dentro de um processo metafórico que permita a tomada de decisões pelo jogador”.Prestei atenção no espaço, o que estava acontecendo e percebi elementos lúdicos citado por Huizinga em Homo Lundens. O carácter serio, pois por mais que interagisse com o local, teria que prestar atenção por causa da avaliação. Eu tinha a limitação de tempo, que era o tempo que eu levaria para entender o que se passava e pudesse interagir. O espaço que era dentro de uma sala com colchões e outras pessoas que ali estavam. A liberdade que eu tinha para fazer o que eu quisesse. O que me levou a ter a ideia de juntar os colchões e começar a fazer flip-flaps que foi divertido e me deu prazer...”
Obs: As palavras em Branco são alguns dos autores que li, e as palavras em italico são os assuntos ou caracteristicas do que estudei.
Bom, essa foi uma parte da minha avaliação. Fiz na hora mesmo, não fui preparado como alguns colegas foram, mas acho que alcancei o objetivo.E uma vez que isso é feito, não tem mais volta... ...fazer relações agora é quase que automático, mas continua difícil. Mas a pratica e os estudos vão fazer com que isso fique mais fácil.
"Os Opostos Se Distraem, Os Dispostos Se Atraem" F.A.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A TECNOLOGIA COMO FORMA DE ENSINO.

A tecnologia não para de crescer e de transformar nossas vidas. Ela está cada vez mais presente como em celulares, que cada vez tem mais recursos, automóveis, elevadores e etc. A cada dia surge algo novo, com utilidade para diversas áreas. Interessante quando ela aparece na área de educação. São fabulosos os recursos criados para ser usados nas aulas, como esses que foram expostos na Feira Internacional de Educação que aconteceu em São Paulo entre os dias 14 e 17 de maio.

Reportagem exibida pela rede Globo - jornal Hoje 13/05/10

Na vida de crianças e jovens é inevitável. Está presente e acontece normalmente essa inclusão com esses produtos eletronicos.
E como nos profissionais na área de Educação Física podemos usar esses recursos?

VIDEO-GAME

Vídeo-game é a resposta. Com um objetivo traçado, fundamentado, as aulas tem um sentido lúdico e favorece o que se quer passar.
Eu passei por essa vivência no meu curso com jogos de esporte. O professor começou a conversa perguntando sobre algum esporte "desconhecido" e que gostaríamos de saber como é, como funciona. A sala fez uma votação e decidimos que os jogos seriam: Golfe, Tennis, Futebol Americano, Skate.
Além de ser algo novo, vídeo-game na escola, o fato de nós alunos ter escolhidos os jogos deixou tudo mais interessante, pois ganha um compro
metimento maior.
Tínhamos 3 equipamentos áudio-visuais, e os jogos foram jogados simultâneamente. Tinha o prazer de estar fazendo algo legal mas estávamos jogando com um olhar critico. Tínhamos o objetivo de descobrir, desvendar, entender o que se passava. Tanto quem jogava, e também quem observava esperando a vez de jogar.
O professo
r deu um relato do que tinha acontecido numa outra turma, após todos terem jogado e ele ter começado um debate sobre a aula, ele questiono o que todos tinham achado e o que eles tinham aprendido. Um aluno falou que não tinha aprendido nada: "-Professor, eu não aprendi nada. Eu num sei por que os números de pontos do Tennis pulam de 0 para 15 e depois 30...". O professor respondeu perguntando se ele sabia que os resultados eram assim, o aluno respondeu que não, o professor então disse-lhe, "-Então você aprendeu algo".

E é assim mesmo, aprendemos muito sobre esses esportes jogando vídeo-game, pois quando eles são elaborados, são feitas pesquisas onde eles tentam passar no jogo rigorosamente as caracteristicas do esporte. Eles produzem avatares iguais aos esportistas. O ambiente também é perfeito. Roupas, equipamentos. Regras, lances, movimentos...

Imagens dos jogos: Tony Howek's Pro - Virtua Tennis 2009 - Madden NFL 08.

sábado, 10 de abril de 2010

OLIMPIADAS

OLIMPÍADAS DA ERA ANTIGA.

Nas histórias da Grécia lenda e realidade são muito confundidas, pois as histórias dos deuses e seus heróis eram contadas de uma pessoa a outra. Saber ao certo a origem dos jogos Olímpicos é difícil. Mas é fato que um dos motivos era para homenagear o Deus Zeus. E uma das histórias mais famosas, foi a quinta tarefa da doze que Heracles (Hércules)teve que fazer. A palavra "olimpíada" significava "espaço de tempo": quatro anos consecutivos entre duas realizações de jogos Olímpicos.E além da religiosidade, outro motivo que movia os cidadões, era a paz e harmonia dos povos. Além da importância que os gregos davam para os esportes e um corpo saudável.Os jogos Olímpicos da era antiga começou em 776 a.C. em Olímpia na Grécia. A maratona foi o primeira e única prova. A cada edição, com prestigio aumentando, foi sendo incorporado novas modalidades. O Atletismo, Luta, Boxe, Charretes e Pentlato (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os atletas voltavam para suas cidades como hérois. Os vencedores ganhavam uma coroa de louros.Os jogos era muito importantes, eles tinham poder de interromper qualquer guerra.Os jogos foram proibidos após o imperador romano Teódosio I se converter ao cristianismo. Abolindo a comemoração pagã.

Fonte:

sexta-feira, 9 de abril de 2010

CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES

Com o crescimento do conceito desse fenomeno esporte, começou a ser criadas classificações para as diversas modalidades. Criando correntes ou vertentes ou analizando os diversos criterios do esporte.

Um deles segundo Fernando J. Gonzales pode ser entendido assim, cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação.

Cooperação e Oposição:
  • Esportes individuais em que não há interação com o oponente.
  • Esportes coletivos em que não há interação com o oponente.
  • Esportes individuais em que há interação com o oponente.
  • Esportes coletivos em que há interação com o oponente.

Caracteristicas do ambiente fisico:

  • Esportes sem estabilidade ambiental ou praticados em espaços não-padronizados.
  • Esportes com estabilidade ambiental ou praticados em espaços padronizados.

Função lógica da comparação de desempenho e principios taticos:

Sem interação:

  • Esportes de "marca".
  • Esportes "Esteticos".
  • Esportes de "Precisão".

Com interação:

  • Esportes de Combate ou Luta.
  • Campo e Taco.
  • Esportes de rede/quadra dividida ou muro.
  • Esportes de invasão ou territoriais.

Na classificação que o Manuel Tubino, ele separou em 11 correntes. Sendo que as vezes um esporte pode aparecer em mais de uma corrente devido as suas caracteristicas, exemplo do Karatê que pode estar em Esportes das Artes Marcias ou na de Esporte Tradicional, ou da Patinação Artistica que pode estar na corrente de Esportes com Musica e também na Esportes Tradicionais.

As correntes são:

  • Esportes Tradicionais - São os esportes mais populares e que na maior parte estão nos Jogos Olimpicos. Exemplo da natação, do atletismo, o basquete. A midia eletronica e a televisão tem grande importancia nessa corrente, pois o uso dela fez os esportes de auto-rendimento passou a ter um carater comercial muito grande, crescendo assim o interesse da população por eventos esportivos. O futebol é um bom exemplo desse uso da mídia, pois não tem uma tradição olimpica, mais tem o poder de parar a todos quando ocorre a copa do mundo. Outros eventos semelhantes acontece com o tênis e o golfe.
  • Esporte Aventura/na Natureza/radicais - A superação dos limites é uma caracteristica forte desta corrente. "Na modernidade, as maratonas constituem-se na primeira grande manifestação de esporte-aventura ou esporte de desafio. Inspirados nas provas de maratonas dos gregos, os atletas da atualidade passaram a considerar "atestado de heroi" o fato de completar os 42.192 metros de uma maratona." Quando a maratonas jah não causava mais impacto, ja era facil, surgiu os triatlos, e assim sempre buscando novos desafios. Os esportes com ligados diretamente com a natureza são por exemplo: Skate, o Surfe. No inverno tem os esportes: o Bobsleigh. Uma caracteristicas dessas modalidades esportivas é que sua pratica esta quase sempre vinculada a equipamentos forçando as industriasnu poderoso esquema de marketing proporcionar o Esqui por exemplo ser praticado o ano inteiro. Porém nesse caso, é um esporte praticado pela classes media e alta. Ja a Marchas (caminhadas) são praticas mais acessiveis a todos, pois sua pratica limita-se a um par de tenis e roupas confortaveis.
  • Esportes das Artes Marciais - As artes marciais tem sua origem a muito tempo. Ela atravessou os seculos e passou de luta para esporte. O judo foi a prmeira arte marcial a ocidentalizar-se. Uma curiosidae legal é a de que o numero de praticantes é muito grande, e cada vez mais gente vira adepto de alguma modalidade "e pode-se afirmar, sem receio de erro, que hoje existem mais atletas nas modalidades de artes marciais do que nos chamados esportes de tradição olimpica. (Tubino)"
  • Esporte de Identidade Cultural - São os esportes que se originam na própria cultura nacional ou regional. Exemplo do sumô no Japão e o Futevôlei na Brasil. "A Capoeira é um caso especial. Embora na sua concepção inicial não fosse de esporte, ela foi esportivizada por alguns adaptos, permanecendo como luta cultural para outros."
  • Esportes Intelectivos - Durante algum tempo as modalidades que envolviam jogo, competição, movimento e era institucionalizado era considerado esporte. Por isso os jogos de salão por não oterem tais caracteristicas não era considerados esporte. Porem quando a carta Internacional de Educação Fisica e Esporte, 1978, tornou a pratica esportiva direito de todos, com uma visão mais abragente, jogos como xadrez e bilhar passaram a ser considerados esportes.
  • Esporte com Motores - Essa corrente esportiva nada mais é do que todas as modalidadees onde há um aparelho movido a motor e conduzido por um ser humano. Exemplo: Motociclismo e Formula 1.
  • Esportes com Musica - São os esportes onde os movimentos corporais acontecem simultaneamente com a musica. Exemplo: Ginastica Ritimica e a Patinação Artistica.
  • Esportes com Animais - São os esportes que precisa do animal para comprir as regras, tanto eles sendo dominados como no Pesca ou trabalhando em conjunto como no hipismo.
  • Esportes Adaptados - São os esportes para pessoas portadoras de alguma deficiencia, onde é preciso uma adaptação como no basquete de cadeiras de roda.
  • Esportes Militares - São aqueles que são derivados dos exercicios do exercito, como a Esgrima e o Paraquedismo.
  • Esportes Derivados de Outros Esportes - São os esportes que surgiram de outrs esportes como Futevôlei que misturou o Futebol e Vôlei ou o Squash que derivou do Tênis.

Fonte: http://www.efdeportes.com/efd71/esportes.htm

O que é Esporte - Tubino, Manuel.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Ludico: Implicito e Explicito

Bom, algumas postagens atrás já comentei sobre o lúdico. Fiz uma comparação do Lúdico X Jogo X Esporte. Volto agora a falar das caracteristicas lúdicas, tentando me aprofundar mais no assunto.
E antes de entrar nesse assunto, recupero uma atividade de sala de aula, onde analisamos um quadro do pintor flamengo Pieter Brueghel, "Jogos Infantis - 1560". Onde encontramos não menos que 84 brincadeiras. E as brincadeiras tem com os jogos uma relação muito estreita (atividades lúdicas).
" O termo "brincar" serve para designar o conjunto de atividades que se assemelham entre si por seu carater lúdico. (LIMA - 1991).

Jogos infantis - Pieter Brueghel (118 x161 cm; 1560)

Na obra de Brueghel, observamos crianças brincando com feições serias, que até podemos confundir com adultos. O que acontece é que naquele tempo, séc. XVI, as crianças só eram consideradas crianças até a primeira infância, ou seja, até os três anos de idade, após isso eram considerados pequenos adultos. “Na obra, nenhuma criança ri, apenas se ocupam da atividade do jogo. Bocacina.”Ainda bem que esse conceito mudou com o tempo até com relação ao jogo/brincadeira, antes visto como um modo de gastar energia ou como uma coisa não-séria e inútil. Hoje estudos mostram a importância do jogo/brincadeira para as crianças. Kishimoto (1999) “Já em tempos do Romantismo, o jogo aparece como algo sério e destinado a educar a criança”.
Lima (1991) “A brincadeira e o jogo são processos que envolvem o individuo e sua cultura, adquirindo especificidades de acordo com cada grupo. Eles têm um significado cultural muito marcante, pois é através do brincar que a criança vai conhecer aprender e se construir como um ser pertencente ao grupo, ou seja, o jogo e a brincadeira são meios para a construção de sua identidade cultural”.
“O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”. Se achasse confinada a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo. (ALMEIDA apud por Maurício, Juliana T.)”
O lúdico esta presente em tudo. Algumas vezes ele aparece em sua plenitude outras vezes não. Então não existe algo lúdico e não lúdico. O que ocorre em determinadas ações, é que perdem caracteristicas deixando-as menos lúdicas. E elas podem estar explicitas ou implícitas.
Segundo Huizinga o jogo é mais antigo que a cultura e que o homem não acrescentou nada nas características do jogo. E que o jogo transcende a raça humana, pois os animais brincam tanto quanto o homem e com características iguais. Huizinga (2004) “Se os animais são capazes de brincar, é porque são alguma coisa mais do que simples seres mecânicos. Se brincamos e jogamos, e temos consciência disso, é porque somos mais do que simples seres racionais, pois o jogo é irracional”.O lúdico pra mim tem duas características bem evidentes que são: o prazer ou divertimento e a espontaneidade. Todas elas citadas por Huizinga, que também enumera mais cinco que são: regra, o caráter “não serio”, a separação dos fenômenos do cotidiano, o caráter fictício ou representativo e a limitação de tempo e espaço.
CONTINUA....
Filme Filhos do Paraiso "Children of Heaven"
Continua...



Esse é um vídeo onde as caracteristicas lúdicas se apresentam explicitas.


Nesse vídeo as caracteristicas lúdicas aparecem implícitas.

BOCACINA, ELIANE A. – RIBEIRO, MARIA AUGUSTA H. W. Uma viagem da história da infância às histórias de vida, a partir da obra “Jogos Infantis” de Pieter Brueghel.

BRUEGHEL, PIETER Jogos Infantis (118 x 161 cm; 1560). Kunsthistorisches Museum, Viena.

HUIZINGA, JOHAN. Homo Ludens. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2004. 5ªed

KISHIMOTO, TIZUKO M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Editora Cortez. São Paulo. 1999. 3ªed

LIMA, ELVIRA CRISTINA DE A. S. O Jogo e a Construção do Conhecimento na Pré-escola. FDE. São Paulo, 1991. 130p – (série Idéias; nº10)

MAURICIO, JULIANA T. Aprender Brincando: O Lúdico na Aprendizagem http://www.profala.com/arteducesp140.htm

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O QUE É EDUCAÇÃO FISICA?

Durante esse semestre, já fui questionado algumas vezes com "O que é... ?", o primeiro deles foi o que é Educação Física? Eu tinha a idéia de que era um jeito de o ser humano conhecer seu corpo, e que por meio de exercícios físicos ou esporte obter saúde.
Bom, não deixa de ser uma "verdade". Fui estudar e tentarei passar o que entendo de Educação Física agora.

Podemos começar falando da educação física, voltando na Grécia antiga onde teve inicio atividades que podemos chamar de atividades corporais. Em Atenas tinha um carater intelectual e higienista. Usando do exercícios físicos para a prevenção de problemas de Saúde. Já em Esparta os exercícios fisícos tinha a intenção de aumentar a resistência do corpo. Ter um bom desenvolvimento fisico para as guerras.Roma também começa a desenvolver essas atividas, também com a intenção de preparar guerreiros. Esse foi o período antes de Cristianismo.

Depois de Cristianismo a educação física passou por um momento escuro na Idade Média. Seu ressurgimento se deu no Renascimento. Ganhando também aspectos característicos depois da Revolução industrial. Tendo também um desenvolvimento cientifico e pedagógico considerável.

"A Educação Física sofreu grande influência do renascimento, a corrente alemã representou um notável impulso pedagógico aos exercícios físicos, através dos ideais da educação helênica. Segundo Oliveira (2006), por influência de Rousseau, a ginástica passou a ser incluída entre os deveres da vida humana, e sob este aspecto, muito lembrava os princípios da educação grega."
As caracteisticas pedagogicas aparecem assim:
  • Eugenismo: Se nessa linha de pensamento o homem branco como ser superior. O homem europeu, os alemães para ser mais exato. Tinham como objetivo "o favorecimento das raças superiores" eles, e "o desaparecimento das raças inferiores" o resto do mundo.
  • Higienismo: “Os remédios não são mais do que venenos e todos os efeitos que deles resultam são aqueles do envenenamento... O erro fatal de todas as escolas médicas, químicas ou naturais, consiste em querer substituir o poder da auto cura do organismo por seus métodos violentos. Curar é um processo biológico que não é conseguido com remédios, mas com processos de vida”. Herbert Shelton (1.895-1.985)Tem uma linha de pensamento baseada na medicina. O cuidado com a saúde do corpo.
  • Militarismo: . "Entendia que a ginástica, os exercícios, os jogos e as competições deviam servir para devolver a força e o vigor da alma, e isso era o que, segundo o seu ponto de vista, o povo germânico necessitava." Fried- rich Jahn (1778-1852). Observação para a manipulação da opinião popular nesse linha de pensamento.
  • Tecnicismo: No tecnicismo o que predomina é a formação de atleta. O esporte de auto rendimento esta presente aqui também. "Nesse contexto, o professor de Educação Física fica incumbido da melhoria da "aptidão física" e da pirâmide esportiva, pois, o esporte nos anos 60 e 70 ganha cada vez mais espaço e passa até a legitimar a Educação Física (Bracht, 1999)."

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XX
Até agora mostrei jeitos de se pensar Educação Física, cada linha de pensamento com suas carecteristicas próprias e distintas. A Educação física continua no Séc. XXI a desenvolver esquemas, novas linhas de pensamento e tendências, mas agora, como la na Grécia, voltado a ter um carater educativo. Porque, tal como dizia o espanhol José María Cagigal, a educação física «é, antes do mais, educação». As tendências agora são:

  • Desenvolmentista
  • Construtivista
  • Critico-Superadora
  • Sistêmica
  • Psicomotricidade
  • Jogos Coperativos
  • Saúde-Renovada
  • Cultura Corporal
  • Critico Emancipatoria
  • PCN

http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/historia-da-eugenia-crimes-do-preto-amaral-introducao.html

http://www.orion.med.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=148:higienismo&catid=27:orion2&Itemid=53

http://educacaohoje.no.sapo.pt/ef/Historia.htm

http://www.efdeportes.com/efd61/brasil.htm

Continua......

terça-feira, 6 de abril de 2010

ATIVIDADES AQUÁTICAS

Image and video hosting by TinyPic
" Nadar significa deslocar-se equilibradamente no meio aquático. Dizer que uma pessoa não sabe nadar quando ela consegue flutuar e locomover-se sem os pés no chão, está errado. Porém à luz da técnica, nadar significa desenvolver uma das sequências de movimento previstas para os nados de Craw, Costas, Peito ou Golfinho. " Gomes.


RECREAÇÃO AQUÁTICA

Nadar é uma atividade gostosa e uma das mais saudáveis que existe. Mas não é o habitat natural do ser humano que é a terra. Para que possamos ter uma iniciação no meio aquático é preciso de uma adaptação. Por isso professores da área desenvolvem métodos para que possamos aprender a nadar, por meio de gincanas, brincadeiras, recreação em geral.

Ainda fora da piscina, sentados na borda, podemos brincar de jogar agua no companheiro do lado. Bater as pernas na agua, jogar agua no nosso corpo e etc.
Dai em diante podemos entrar nela e desenvolver jogos... Caça ao tesouro, telefone sem fio...
A criatividade do professor nessa hora é muito importante. E outra coisa que vale a pena falar é a observação. Pois cada pessoa tem um tempo de desenvolvimento. Não adianta queremos acelerar o processo e a pessoa não evoluir. Isso a deixara insegura e não terá um bom aproveitamento da aula, sem falar que essa recreação é para estimular a confiança da pessoa com o meio aquático.


HIDROGINASTICA

A hidroginástica tem a capacidade de melhorar todas as funções do corpo. Ela melhora a capacidade cardiorespiratoria e a aeróbica. Melhora também a força muscular, a resistência e a flexibilidade. Ela pode ser praticas de crianças até idosos, mulheres ou homens. Ela pode ajudar no treinamento de atletas (uma recuperação de uma lesão por exemplo), pode também ser praticada por gestantes ou alguém que tem algum tipo de deficiência.Os exercícios aquáticos são bastantes divertidos, eficaz e seguro. È uma atividade onde a interação é constante entre professor/alunos e alunos/alunos, por isso pode até ajudar pessoas que são tímidas a não serem mais tão inibidas.São muitos os benefícios ganho com essa pratica. Glúteos, braços, pernas, abdómen e costas são os principais musculos trabalhados. O gasto calórico é por volta de400 kcal/hora.

http://www.corpoperfeito.com.br/ce/Hidroginastica

quarta-feira, 3 de março de 2010

XADREZ

Quando criança aprendi a jogar Xadrez sem querer querendo. Aprendi pensando estar aprendendo o jogo de Damas.
Depois na escola com amigos tive um novo contato. Vi o que eh realmente o Xadrez e passei a gostar muito.
Vira e mexe c ouve histórias de gente que evoluiu pessoalmente graças ao jogo. Pois com ele aumenta sua concentração. Qual estratégia usar. E se trazermos isso para nossa vida, veremos que é muito semelhante.
Todos nós pensamos muito antes de decidir alguma coisa importante, o que vamos perder, o que vamos ganhar... ...talvez com uma possível perda.
É importante de mais conhecermos nossas peças, para que consigamos alcançar nossos objetivos.

Voltando ao jogo, ele eh considerado esporte desde 2001 pelo COI ( Comitê Olímpico Internacional). É um jogo de estratégia que só depende da sorte no inicio do jogo para selecionar as cores das peças. As brancas sempre começam. O objetivo é o xeque mate que eh derrotar, derrubar o Rei adversário.
Jogo muito bom.
Recomendo.


"....E Amanheça Brilhando Mais Forte...." F.A.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

LÚDICO x JOGO x ESPORTE



A definição que eu tinha quando ouvia a palavra "Ludico" era a de algo fantasioso.

De certa forma a fantasia faz parte. Qdo em seu livro "Homo Ludens - Huizinga, Johan" cita que um pai vai comprimentar seu filho que está sentado em uma cadeira brincando de trenzinho, o filho diz: "-Cuidado Pai, para não queimar a boca!". A fantasia esta presente, mas o que torna ludica essa cena é a seriedade com que a criança acredita estar no trem. O Ludico é sério.

O que torna uma coisa Ludica ou não é suas caracteristicas: Seriedade, Espontâneidade, Regras....
O Jogo tem muito do Ludico.

No jogo, suas regras qm decide eh quem está brincando. Não ha interferencia externa.
O Jogo é espontâneo. Ningém é obrigado a jogar.
Já o esporte, o atleta tem a obrigação de estar jogando. A inflencia externa, o juiz por exemplo.

Mesmo assim não deixa de ser lucido. Não há 8 ou 80. Não existe ou é ou não é.
O esporte tem como vc se divertir (outra caracteristica do ludico). O que acontece com o esporte é que ele fica menos ludico. Não se pode encontrar todas as caracteristicas do ludico nele.



"Os Opostos Se Distraem... Os Dispostos Se Atraem..." F.A.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

?

Jogo, Huizinga, Lúdico, Corpo, Mente, Atividade corporal, Brincadeiras... Bacharelado ou Licenciatura? O que é Educação Física?
Minha cabeça não para de pensar. Tanto que semana passada passei da estação onde desço, distraído com o conteúdo das aulas. Rsrs.
Aos poucos tudo vai se encaixando. Vou entendendo a intenção de cada professor.
O que é Educação Física?
É movimento?!
Movimentar-se é ou faz parte da Educação Física?
Educação Física.... Física? Entende-se que há um educador para mente então.
Não há separação. Corpo e mente trabalham juntos.
O significado do Lúdico também complica. Mas venho trabalhando em cima disso.
É muita coisa junto. Sei que tudo se encaixa. Vou pegar o ritmo de tudo ainda. Falta um pouco de organização da minha parte, mas estou muito feliz com tudo isso. Muito....

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

...E Lah Vamos Nos!!!

Bem vindos ao meu Blog.... \0/

Ferramenta nova, pelo menos para mim.
Alias um ano novo cheio de novas experiências.
Voltando a estudar, esse blog vai servir para eu postar

minhas descobertas, meus avanços no curso.

Esporte sempre foi minha paixão. Ter e manter um corpo

sadio, foi sempre o que tentei fazer.
Com as poucas aulas que já tive de EDUCAÇÃO FÍSICA,
vejo que é mais amplo esse estudo. E pretendo concluir

essas minhas experiências com êxito.

Sucesso a todos os alunos. Meus amigos e amigas da sala 113

da UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO.