sábado, 15 de maio de 2010

Esgrima

A palavra esgrima vem de um vocábulo germânico que significa proteger. E a sua pratica nada mais é do que o uso de armas brancas para atacar e defender-se. Armas brancas são as facas, espadas, adagas, tudo que é feito de metal.

A historia da esgrima começou na pré-história quando o homem para garantir sua sobrevivência usava um pedaço de pau para caçar e se defender. Esse é o primeiro período da esgrima, ela passa por mais três períodos, assim podemos entender sua evolução.O 1º período é o da pré-história como já citei, que vai até o séc. XVI onde se encontra os primeiros relatos de esgrima no Egito, onde a esgrima tinha a característica de impacto, usando armas de percussão. Os gregos, também nessa época utilizavam-se do metal para dar pancadas. Os romanos tiveram influencia das armas gregas, porem as suas eram mais curtas e largas. O aspecto guerreiro empregado a espada perdeu espaço tornando o seu uso para entreter, usadas por gladiadores nas arenas. Com a invasão dos hunos no Império Romano, a espada ganha um novo sentido e é usada por guerreiros montado a cavalo. Foi quando surgiram às armaduras e a espada volta a ter a característica de percussão.Correndo por fora, lá no Egito eles estudaram e encontrou um jeito de forjar uma espada mais leve e forte, o que modificava o jeito de manipulá-la. Além de leves e mais fortes, a extremidades começam a ficar mais finas, aumentando o uso da ponta mais os golpes de pancadas ainda era predominante.Finalzinho desse período é quando surgiram as cruzadas e criaram-se muitas lendas e mitos de cavaleiros. Período também onde os cavaleiros participavam de torneios conhecidos como justas.
O 2º período que se da do séc. XVI até metade do séc. XVIII tem a característica da volta das espadas maiores e pesadas, o que fez com que as armaduras também se tornassem mais resistentes e pesadas. Pesadas a tal ponto, que um cavaleiro não conseguia montar seu cavalo sem a ajuda de alguém.Por volta de 1560, as justas ganharam muita importância. Tornaram-se festas com esplêndidos banquetes, que durava o dia inteiro. Mas com a morte do Rei francês Henrique II, perante a corte em uma dessas justas, o próprio Papa proibiu a continuação das justas.Nesse período um fato começa a mudar a historia da esgrima e o uso de armaduras, o aparecimento das armas de fogo portáteis. As espadas agora mais resistentes e pontas mais finas feriam os cavaleiros por de baixo das armaduras e as armas de fogo que também passavam pelas couraças das armaduras.A esgrima passa por um novo adestramento de combate a cavalo, pois agora era possível dar saltos. Antes não era possível por causa das pesadas armaduras.Na Europa começa a surgir tratados, estudos sobre a esgrima. Posições, golpes, como usar a espada e um punha para defesa. Tudo ainda era muito confuso mas serviu de base para o que viria depois.No séc. XVII as armas de fogo aparecem novamente, as espadas ficam meio de lado, só eram usadas caso as armas falhassem, o que era comum.Na França surgem as primeiras escolas de esgrima. Com elas novos tratados, estudos. Foi quando surgiu o sabre e uma disputa para ver qual era melhor a espada e seu furo ou o sabre e seu corte. Ocorreram vários duelos, mas nada acrescentaram e nenhum resultado foi alcançado. Começa também a esgrima a aparecer com a que conhecemos hoje em dia. Surgem luvas, mascaras, coletes e os floretes. A França tava a frente de todos, era a época dos mosqueteiros que ficaram mais conhecidos pelas suas espadas do que pelos seus mosquetes.

No seu 3º período, séc. XVIII, surge a mascara. A escola ganha mudanças em seus treinos, surge à frase d’armas, que é a troca sucessiva de golpes com velocidade. Surgem as armas semi-automáticos o que causou o total desaparecimento da espada. “A última carga de cavalaria da historia, porém, foi a realizada pela Polónia contra os blindados alemães na 2ª Guerra Mundial. Brasil Esgrima”A espada perde suas características bélica e ganha aspectos esportivo. A ferida que antes mostravam quem era o ganhador foi substituído por juízes. Em 1896, a esgrima é introduzida aos jogos Olímpicos de Atenas e permanece até os dias de hoje. “Em 1913, surgiram as regras internacionais de esgrima, alcançando, enfim, seus objetivos atuais: educação física e mental de seus praticantes.



A esgrima nos proporciona muito beneficios, como:
  • Aumento da acuidade visual;
  • Desenvolvimento da agilidade nos pensamentos e movimentos, fazendo com que o atleta aja em um tempo extremamente curto;
  • Aumento da acuidade auditiva e tátil;
  • Aumento da concentração e do equilíbrio;
  • Aumento da força de explosão;
  • Desenvolvimento de flexibilidade;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Aumento da auto-confiança e da auto-estima.

Muitos pensam que a esgrima é um esporte caro e elitizado, mas ao conhecer uma academia percebi que é bem acessível, bem mais do que pensava. Vale a pena conhecer.


ESGRIMA - ESPORTE
Como todo esporte, a esgrima tem suas confederações, federações e regras a ser cumpridas para sua pratica. É um dos 4 esportes que está desdo inicio das Olimpíadas (1896) da era moderna. O florete foi primeiro a ser usado, e na segunda edição dos jogos a espada foi introduzida e só tinha participação masculina. As mulheres entraram competindo com florete individual em 1924, com espadas em 1996 e finalmente em 2004 com o sabre.

São 3 tipos de armas: O Florete, a Espada e o Sabre.




As competições de esgrima são disputadas em duas fases: uma classificatoria, onde os atletas são divididos em grupos e todos do grupo jogam entre si até um deles marcar cinco toques, no máximo de três minutos; e uma eliminatoria, que é disputada até quinze pontos, em três tempos de três minutos, com um minuto de descanso entre eles.

Pista de combate:







Como eu ja disse, a esgrima é um esporte que vale a pena conhecer. Mais informações no site abaixo que também serviram de fonte.

http://www.brasilesgrima.com.br/

http://www.esgrimabrasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=63&Itemid=62

http://www.olimpiadas.etc.br/historia-da-esgrima.html

Um comentário:

  1. Ótimo post. Sou esgrimista amador e gostei muito do jeito que você abrangiu tudo sobre a esgrima. Parabéns.

    ResponderExcluir