A tecnologia não para de crescer e de transformar nossas vidas. Ela está cada vez mais presente como em celulares, que cada vez tem mais recursos, automóveis, elevadores e etc. A cada dia surge algo novo, com utilidade para diversas áreas. Interessante quando ela aparece na área de educação. São fabulosos os recursos criados para ser usados nas aulas, como esses que foram expostos na Feira Internacional de Educação que aconteceu em São Paulo entre os dias 14 e 17 de maio.
Reportagem exibida pela rede Globo - jornal Hoje 13/05/10
Na vida de crianças e jovens é inevitável. Está presente e acontece normalmente essa inclusão com esses produtos eletronicos.
E como nos profissionais na área de Educação Física podemos usar esses recursos?
VIDEO-GAME
Vídeo-game é a resposta. Com um objetivo traçado, fundamentado, as aulas tem um sentido lúdico e favorece o que se quer passar.
Eu passei por essa vivência no meu curso com jogos de esporte. O professor começou a conversa perguntando sobre algum esporte "desconhecido" e que gostaríamos de saber como é, como funciona. A sala fez uma votação e decidimos que os jogos seriam: Golfe, Tennis, Futebol Americano, Skate.
Além de ser algo novo, vídeo-game na escola, o fato de nós alunos ter escolhidos os jogos deixou tudo mais interessante, pois ganha um comprometimento maior.
Tínhamos 3 equipamentos áudio-visuais, e os jogos foram jogados simultâneamente. Tinha o prazer de estar fazendo algo legal mas estávamos jogando com um olhar critico. Tínhamos o objetivo de descobrir, desvendar, entender o que se passava. Tanto quem jogava, e também quem observava esperando a vez de jogar.
O professor deu um relato do que tinha acontecido numa outra turma, após todos terem jogado e ele ter começado um debate sobre a aula, ele questiono o que todos tinham achado e o que eles tinham aprendido. Um aluno falou que não tinha aprendido nada: "-Professor, eu não aprendi nada. Eu num sei por que os números de pontos do Tennis pulam de 0 para 15 e depois 30...". O professor respondeu perguntando se ele sabia que os resultados eram assim, o aluno respondeu que não, o professor então disse-lhe, "-Então você aprendeu algo".
E é assim mesmo, aprendemos muito sobre esses esportes jogando vídeo-game, pois quando eles são elaborados, são feitas pesquisas onde eles tentam passar no jogo rigorosamente as caracteristicas do esporte. Eles produzem avatares iguais aos esportistas. O ambiente também é perfeito. Roupas, equipamentos. Regras, lances, movimentos...
Imagens dos jogos: Tony Howek's Pro - Virtua Tennis 2009 - Madden NFL 08.
Nenhum comentário:
Postar um comentário