sexta-feira, 14 de maio de 2010

Avaliação

Algo que estamos fazendo durante todo o semestre é trabalhar fazendo relações, fazendo associações. Essas associações são com as matérias dadas, com fatos que vivi ou vivo, enfim, o objetivo é aplicar o que estou aprendendo. E acredito eu, ampliar a visão do que esta sendo passado para mim.Esse blog tem esse objetivo, e a minha primeira avaliação também tem esse objetivo.A pedido dos professores, visitamos uma ocupação no Itau Cultural do artista brasileiro Hélio Oiticica “O Museu é o Mundo; é a Experiência Cotidiana”, frase escrita pelo artista em 1966.E as associações do que aprendemos teriam que ser feitas com as obras do artista. Não foi fácil, mas foi divertido.
Vou postar uma parte da avaliação.


“...encontro nisso a quebra de paradigma, a de que uma obra de arte não é necessariamente estática como na ciência newtoniana. Segundo o próprio Oiticica “o participador lhe empresta os significados correspondentes, algo é previsto pelo artista, mas as significações emprestadas são possibilidades suscitadas pela obra não prevista, incluindo a não Participação nas inúmeras possibilidades também”. Esse conceito se aproxima de certa forma da pedagogia proposta por Paulo Freire onde o professor era fonte de conhecimento e os alunos, passivamente o que se esta passando. Freire criticava isso. Ambos acreditavam que o conhecimento, entendimento se dava com a integração, professor/aluno, obra/publico.Na sala chamada “cosmococa” (acho que é assim o nome), me entregaram um lixa na entrada e me deram a “liberdade” de fazer o que eu quisesse enquanto passava algumas imagens no projetor. A liberdade esta entre parênteses porque a obra lhe propõem isso, mas por não estar em lugar seu lugar original, estar num lugar privado, perde-se um pouco do conceito da obra e cria-se ali para mim um jogo. Mas então, fazer o que? Tendo consciência das minhas limitações, comecei a imaginar o que poderia ser feito. Como diz Tizuko M. Kishimoto em Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação, “que todo jogo só tem existência dentro de um processo metafórico que permita a tomada de decisões pelo jogador”.Prestei atenção no espaço, o que estava acontecendo e percebi elementos lúdicos citado por Huizinga em Homo Lundens. O carácter serio, pois por mais que interagisse com o local, teria que prestar atenção por causa da avaliação. Eu tinha a limitação de tempo, que era o tempo que eu levaria para entender o que se passava e pudesse interagir. O espaço que era dentro de uma sala com colchões e outras pessoas que ali estavam. A liberdade que eu tinha para fazer o que eu quisesse. O que me levou a ter a ideia de juntar os colchões e começar a fazer flip-flaps que foi divertido e me deu prazer...”
Obs: As palavras em Branco são alguns dos autores que li, e as palavras em italico são os assuntos ou caracteristicas do que estudei.
Bom, essa foi uma parte da minha avaliação. Fiz na hora mesmo, não fui preparado como alguns colegas foram, mas acho que alcancei o objetivo.E uma vez que isso é feito, não tem mais volta... ...fazer relações agora é quase que automático, mas continua difícil. Mas a pratica e os estudos vão fazer com que isso fique mais fácil.
"Os Opostos Se Distraem, Os Dispostos Se Atraem" F.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário