quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Ludico: Implicito e Explicito

Bom, algumas postagens atrás já comentei sobre o lúdico. Fiz uma comparação do Lúdico X Jogo X Esporte. Volto agora a falar das caracteristicas lúdicas, tentando me aprofundar mais no assunto.
E antes de entrar nesse assunto, recupero uma atividade de sala de aula, onde analisamos um quadro do pintor flamengo Pieter Brueghel, "Jogos Infantis - 1560". Onde encontramos não menos que 84 brincadeiras. E as brincadeiras tem com os jogos uma relação muito estreita (atividades lúdicas).
" O termo "brincar" serve para designar o conjunto de atividades que se assemelham entre si por seu carater lúdico. (LIMA - 1991).

Jogos infantis - Pieter Brueghel (118 x161 cm; 1560)

Na obra de Brueghel, observamos crianças brincando com feições serias, que até podemos confundir com adultos. O que acontece é que naquele tempo, séc. XVI, as crianças só eram consideradas crianças até a primeira infância, ou seja, até os três anos de idade, após isso eram considerados pequenos adultos. “Na obra, nenhuma criança ri, apenas se ocupam da atividade do jogo. Bocacina.”Ainda bem que esse conceito mudou com o tempo até com relação ao jogo/brincadeira, antes visto como um modo de gastar energia ou como uma coisa não-séria e inútil. Hoje estudos mostram a importância do jogo/brincadeira para as crianças. Kishimoto (1999) “Já em tempos do Romantismo, o jogo aparece como algo sério e destinado a educar a criança”.
Lima (1991) “A brincadeira e o jogo são processos que envolvem o individuo e sua cultura, adquirindo especificidades de acordo com cada grupo. Eles têm um significado cultural muito marcante, pois é através do brincar que a criança vai conhecer aprender e se construir como um ser pertencente ao grupo, ou seja, o jogo e a brincadeira são meios para a construção de sua identidade cultural”.
“O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”. Se achasse confinada a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo. (ALMEIDA apud por Maurício, Juliana T.)”
O lúdico esta presente em tudo. Algumas vezes ele aparece em sua plenitude outras vezes não. Então não existe algo lúdico e não lúdico. O que ocorre em determinadas ações, é que perdem caracteristicas deixando-as menos lúdicas. E elas podem estar explicitas ou implícitas.
Segundo Huizinga o jogo é mais antigo que a cultura e que o homem não acrescentou nada nas características do jogo. E que o jogo transcende a raça humana, pois os animais brincam tanto quanto o homem e com características iguais. Huizinga (2004) “Se os animais são capazes de brincar, é porque são alguma coisa mais do que simples seres mecânicos. Se brincamos e jogamos, e temos consciência disso, é porque somos mais do que simples seres racionais, pois o jogo é irracional”.O lúdico pra mim tem duas características bem evidentes que são: o prazer ou divertimento e a espontaneidade. Todas elas citadas por Huizinga, que também enumera mais cinco que são: regra, o caráter “não serio”, a separação dos fenômenos do cotidiano, o caráter fictício ou representativo e a limitação de tempo e espaço.
CONTINUA....
Filme Filhos do Paraiso "Children of Heaven"
Continua...



Esse é um vídeo onde as caracteristicas lúdicas se apresentam explicitas.


Nesse vídeo as caracteristicas lúdicas aparecem implícitas.

BOCACINA, ELIANE A. – RIBEIRO, MARIA AUGUSTA H. W. Uma viagem da história da infância às histórias de vida, a partir da obra “Jogos Infantis” de Pieter Brueghel.

BRUEGHEL, PIETER Jogos Infantis (118 x 161 cm; 1560). Kunsthistorisches Museum, Viena.

HUIZINGA, JOHAN. Homo Ludens. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2004. 5ªed

KISHIMOTO, TIZUKO M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Editora Cortez. São Paulo. 1999. 3ªed

LIMA, ELVIRA CRISTINA DE A. S. O Jogo e a Construção do Conhecimento na Pré-escola. FDE. São Paulo, 1991. 130p – (série Idéias; nº10)

MAURICIO, JULIANA T. Aprender Brincando: O Lúdico na Aprendizagem http://www.profala.com/arteducesp140.htm

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