sexta-feira, 11 de junho de 2010

Segunda Avaliação.

Oi pessoal, essa é minha “segunda” avaliação do semestre. Dessa vez ela será postada diretamente aqui no blog, diferentemente da “primeira” que fiz em sala de aula e que depois eu postei aqui. O modo de trabalhar é que continua o mesmo, sempre fazendo relações entre os temas estudados. Como na “primeira” avaliação a Arte esta presente, só que agora tivemos um pouco mais de “liberdade” para escolher com que íamos fazer as relações, as opções eram as seguintes: Uma pintura, ou uma escultura, ou uma foto artística.Eu escolhi um trabalho de alguém que desde que me entendo por gente esta presente nela, Mauricio de Souza. Mauricio de Souza e A Turma da Mônica. A obra é Mônica Lisa.

Mônica Lisa, 1989. Acrílica sobre tela, 71 x 61 cm
Uma releitura ou uma paródia com um dos quadros mais famosos de um dos artistas mais famosos de todos os tempos, Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Mônica Lisa é apenas um de vários outros trabalhos do Mauricio, que faz com que a turma incorpore varias outras obras, de tanto outros artistas conceituados. Esses trabalhos eu acho fabuloso por fazer uma aproximação do mundo das crianças, trazendo a elas um conhecimento antes “restrito a adultos, cultos” e etc. E de uma forma lúdica, ou seja, prazerosa e divertida. E também espontânea, por causa da turma estar ali e fazer parte da infância, fazendo com que elas sintam curiosidade de saber o que esta acontecendo. Como quando trabalhei esporte com vídeo-game, podemos ensinar um esporte desconhecido ou de difícil acesso, com o vídeo-game, trazendo assim algo que esta próximo deles e facilitando seu ensino. Essas características lúdicas como o prazer, divertimento e espontâneo são as que eu acho mais presente do caráter lúdico que é citado por Huizinga em Homo Ludens. Mas podemos encontra outras características citada por ele, como tempo e espaço que pode ser a permanência durante onde a obra esta exposta. Há um caráter serio, mesmo por ser uma parodia, mantém o aspecto de uma obra de arte. A regra, que nesse caso esta implícita “... como na brincadeira de faz-de-conta, em que a menina se faz passar pela mãe que cuida da filha. São regras internas, ocultas, que ordenam e conduzem a brincadeira. KISHIMOTO (1999, pag. 24)”.Mauricio de Souza (2002) "Espero que com essa exposição o nosso público, principalmente as crianças, aproxime-se da história dos grandes mestres da pintura, conhecendo suas vidas, suas obras e tendo o seu momento lúdico com as nossas paródias da Turma da Mônica" E algumas dessas características lúdicas podem também ser encontradas quando falamos de lazer. CAMARGO e seu livro O que é lazer, descreve algumas dessas características, o prazer e a “liberdade” são algumas delas. Ele também faz uma classificação onde uma das formas de lazer são as atividades intelectuais de lazer, que é a forma de quem busca em seu tempo de lazer, informação. CAMARGO (2003, PAG 25) “O lazer é um tempo precioso para o exercício do conhecimento e satisfação da curiosidade intelectual...”Todos esses temas citados até agora me lembra quando vi as três dimensões em que o esporte pode ser desenvolvido, o Atitudinal, o Conceitual e o Procedimental. E o que se encaixaria aqui é o Atitudenal, pois ele busca no geral a formação do caráter do individuo. (CAMARGO, 2004). Importante conteúdo que pode ser retomado pelos professores é a valorização da cidadania, apresentando e refletindo com os alunos, quais seus deveres e direitos na sociedade."
E com tudo isso, observo também a participação do homem e seu corpo, o corpo em sua totalidade. Como vi na leitura do MEDINA, que não podemos entender o corpo como uma dualidade corpo/mente, e que se fragmentar para explicá-los, que não percamos a visão holística do corpo; psico, físico, social.
Tratando agora da obra em si, podemos começar falando que a obra, Mônica Lisa, tenta reproduzir a essência da obra original do artista Leonardo da Vinci (ícone da pintura renascentista), época do também artista Pieter Brueghel. PAROLISI “O homem renascentista acredita que tudo se explica pela razão e pela ciência. Um traço marcante do Renascimento foi o humanismo, que tem por base o neoplatonismo, que exalta os valores humanos e dá nova dimensão ao homem”. Ambas as obras foram pintadas com riquíssimas informações, com a concentração e paciência como a de quem joga xadrez.
PAROLISI “O fascínio da personagem está ligado à sua misteriosa expressão. Sua face congrega uma multidão de expressões. Quando não olhamos diretamente a boca de Mônica Lisa, percebemos o ar alegre. Mas, se direcionamos o olhar para sua boca (dentes), perdemos uma parte de seu sorriso e temos a impressão de que a expressão muda. Seu sorriso é um enigma que está para o movimento da vida, e o mistério da alma. Seu olhar é intenso, com semblante sereno, mas ao mesmo tempo indagador quanto ao de um personagem divino, quão divina é a obra original. Estaria a Mônica Lisa alegre ou triste? Ou com aspecto maroto voltado ao investigativo olhar...” Com essas observações encontro relações com o conceito da ciência moderna, onde na imagem tudo parece dizer algo e não é me lembra a visão não-linear ou até a imprevisibilidade, a incerteza.
Bom, essas foram às relações que consegui fazer. Espero ter chegado ao objetivo.A incerteza continua, não sei o que vira daqui pra frente, mas já agradeço a todos que participaram dessa minha primeira etapa, Professores, colegas de classe e meu Amor; Carolina. Ajudaram-me muito.Aos professores Mauricio e Maria Helena, Laércio e Davi, sem palavras. O método de ensino, o carinho e paciência... Vocês foram D+. Mauricio, quero ser igual ao senhor quando crescer.Obrigado, obrigado, obrigado...


“Amanheçam Brilhando Mais Forte...” F.A.


Fonte:
  • http://www.monica.com.br/mural/quadroes.htm
  • http://www.monica.com.br/mauricio/cronicas/cron252.htm
  • BOCACINA, ELIANE A. – RIBEIRO, MARIA AUGUSTA H. W. Uma viagem da história da infância às histórias de vida, a partir da obra “Jogos Infantis” de Pieter Brueghel.
  • CAMARGO, V. O. Os jogos nas três dimensões dos conteúdos: construção de material didático para professores do Ensino Fundamental. 2004.30f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Educação Física) Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.
    http://www.efdeportes.com/efd96/jogos.htm
  • CAMARGO, LUIZ OCTÁVEL DE LIMA. O que é lazer. Editora Brasiliense. São Paulo. 2003 2ª reimr. Da 3. Ed de 1992.
  • Educação Física Escolar BOAS PRÁTICAS. Xadrez – aliado eficaz no desenvolvimento escolar. Biênio da Educação Física Escolar 2009 – 2010.
  • Grande Enciclopédia LAROUSSE CULTURAL. PLURAL Editora e Gráfica. Larousse 1995. Nova Cultura Ltda. 1998. Nº 20. Pag. 4986, 4987, 4988.
  • HUIZINGA, JOHAN. Homo Ludens. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2004. 5ªed.
  • KISHIMOTO, TIZUKO M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Editora Cortez. São Paulo. 1999. 3ªed.
  • MEDINA, JOÃO PAULO SUBIRÁ. A Educação Física cuida do corpo e... “mente”. Papirus. Campinas SP 1990. 16ª Ed.
  • PAROLISI, CLÁUDIA MARA PILOTO da SILVA. Mônica Lisa – Teoria Semiótica da Figuratividade Visual, e o Multiletramento. www.filologia.org.br/ixfelin/trabalhos/doc/45.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário