Durante esse semestre, já fui questionado algumas vezes com "O que é... ?", o primeiro deles foi o que é Educação Física? Eu tinha a idéia de que era um jeito de o ser humano conhecer seu corpo, e que por meio de exercícios físicos ou esporte obter saúde.
Bom, não deixa de ser uma "verdade". Fui estudar e tentarei passar o que entendo de Educação Física agora.
Podemos começar falando da educação física, voltando na Grécia antiga onde teve inicio atividades que podemos chamar de atividades corporais. Em Atenas tinha um carater intelectual e higienista. Usando do exercícios físicos para a prevenção de problemas de Saúde. Já em Esparta os exercícios fisícos tinha a intenção de aumentar a resistência do corpo. Ter um bom desenvolvimento fisico para as guerras.Roma também começa a desenvolver essas atividas, também com a intenção de preparar guerreiros. Esse foi o período antes de Cristianismo.
Depois de Cristianismo a educação física passou por um momento escuro na Idade Média. Seu ressurgimento se deu no Renascimento. Ganhando também aspectos característicos depois da Revolução industrial. Tendo também um desenvolvimento cientifico e pedagógico considerável.
"A Educação Física sofreu grande influência do renascimento, a corrente alemã representou um notável impulso pedagógico aos exercícios físicos, através dos ideais da educação helênica. Segundo Oliveira (2006), por influência de Rousseau, a ginástica passou a ser incluída entre os deveres da vida humana, e sob este aspecto, muito lembrava os princípios da educação grega."
As caracteisticas pedagogicas aparecem assim:
- Eugenismo: Se vê nessa linha de pensamento o homem branco como ser superior. O homem europeu, os alemães para ser mais exato. Tinham como objetivo "o favorecimento das raças superiores" eles, e "o desaparecimento das raças inferiores" o resto do mundo.
- Higienismo: “Os remédios não são mais do que venenos e todos os efeitos que deles resultam são aqueles do envenenamento... O erro fatal de todas as escolas médicas, químicas ou naturais, consiste em querer substituir o poder da auto cura do organismo por seus métodos violentos. Curar é um processo biológico que não é conseguido com remédios, mas com processos de vida”. Herbert Shelton (1.895-1.985)Tem uma linha de pensamento baseada na medicina. O cuidado com a saúde do corpo.
- Militarismo: . "Entendia que a ginástica, os exercícios, os jogos e as competições deviam servir para devolver a força e o vigor da alma, e isso era o que, segundo o seu ponto de vista, o povo germânico necessitava." Fried- rich Jahn (1778-1852). Observação para a manipulação da opinião popular nesse linha de pensamento.
- Tecnicismo: No tecnicismo o que predomina é a formação de atleta. O esporte de auto rendimento esta presente aqui também. "Nesse contexto, o professor de Educação Física fica incumbido da melhoria da "aptidão física" e da pirâmide esportiva, pois, o esporte nos anos 60 e 70 ganha cada vez mais espaço e passa até a legitimar a Educação Física (Bracht, 1999)."
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XX
Até agora mostrei jeitos de se pensar Educação Física, cada linha de pensamento com suas carecteristicas próprias e distintas. A Educação física continua no Séc. XXI a desenvolver esquemas, novas linhas de pensamento e tendências, mas agora, como la na Grécia, voltado a ter um carater educativo. Porque, tal como dizia o espanhol José María Cagigal, a educação física «é, antes do mais, educação». As tendências agora são:
- Desenvolmentista
- Construtivista
- Critico-Superadora
- Sistêmica
- Psicomotricidade
- Jogos Coperativos
- Saúde-Renovada
- Cultura Corporal
- Critico Emancipatoria
- PCN
http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/historia-da-eugenia-crimes-do-preto-amaral-introducao.html
http://educacaohoje.no.sapo.pt/ef/Historia.htm
http://www.efdeportes.com/efd61/brasil.htm
Continua......
Nenhum comentário:
Postar um comentário